top of page

Se eu já sou Ātman, por que não reconheço?

15 de set.
2 min de leitura

No artigo anterior foi apresentado o conceito de pramāṇa, o meio válido de conhecimento, e sobre como o Vedānta utiliza o ensinamento das Upaniṣads para investigar a nossa própria natureza.

Mas existe uma pergunta inevitável:


Se Ātman já é aquilo que somos, por que precisamos conhecê-lo?

A resposta passa por compreender que o problema não é a ausência de Ātman.

O problema é o não reconhecimento.


O que eu tomo como “eu”?

Ao longo da vida, construímos uma imagem de quem somos.

“Eu sou assim.”

“Eu sou tímida.”

“Eu sou forte.”

“Eu sou ansiosa.”

“Eu sou calma.”

“Eu sou professora.”

“Eu sou meu corpo.”

“Eu sou meus pensamentos.”

Essas afirmações fazem parte da nossa experiência e da nossa vida cotidiana. Mas o Vedānta nos convida a investigar:


Tudo aquilo que consigo observar pode ser, de fato, aquilo que sou essencialmente?

Eu observo meu corpo.

Observo meus pensamentos.

Percebo minhas emoções.

Percebo quando estou tranquila e quando estou agitada.

Tudo isso muda.

Então, quem é aquele para quem essas mudanças são conhecidas?

Essa investigação não significa negar o corpo, a mente ou a personalidade. Significa apenas não confundi-los com a totalidade do que somos.


A corda e a cobra

Uma metáfora tradicional ajuda a compreender essa ideia.

Imagine que, ao caminhar no escuro, você veja uma corda no chão e pense que é uma cobra.

O medo surge imediatamente.

Seu corpo reage.

Seu coração acelera.

A experiência é verdadeira, mas existe um problema: não há uma cobra ali.

O que resolve a situação?

Não precisamos matar a cobra.

Não precisamos afastá-la.

Precisamos apenas enxergar a corda como corda.

Quando o conhecimento acontece, a cobra desaparece.

Mas observe: o conhecimento não criou a corda.

A corda já estava ali.

O que existia era um equívoco sobre aquilo que estava sendo visto.


Conhecimento que remove o erro

O Vedānta utiliza essa imagem para falar sobre a nossa identificação.

Podemos tomar como sendo “eu” aquilo que é limitado, mutável e sujeito às experiências — corpo, mente, emoções e papéis.

E, a partir dessa identificação, construímos uma série de conclusões sobre nós mesmos.

“Eu sou limitado.”

“Eu não sou suficiente.”

“Eu preciso me tornar outra pessoa para ser feliz.”

O Vedānta não propõe simplesmente substituir essas frases por pensamentos positivos.

Ele propõe investigar quem é esse “eu” que estamos constantemente tentando melhorar, proteger e completar.

Assim como a cobra desaparece quando reconhecemos a corda, o equívoco sobre nós mesmos pode ser examinado por meio do conhecimento.


E as experiências espirituais?

Aqui aparece uma distinção importante.

Podemos ter experiências muito profundas durante uma prática de Yoga ou meditação: silêncio, paz, expansão, alegria ou uma sensação de unidade.

Essas experiências podem ser significativas.

Mas uma experiência é algo que aparece e desaparece.

Posso dizer:

“Eu tive uma experiência de profunda paz.”

Então podemos perguntar:

Quem conheceu essa experiência?

A paz apareceu.

Depois desapareceu.

Mas aquele que conhece a experiência permanece como o conhecedor.

Por isso, no Vedānta, o conhecimento de Ātman não depende necessariamente de alcançar uma experiência extraordinária.

A questão não é produzir um estado especial.

É compreender aquilo que está presente em todos os estados.

E como esse conhecimento acontece?


É isso que veremos no próximo artigo, através de três palavras importantes da tradição: Śravaṇa, Manana e Nididhyāsana.

 
 
 

Comentários


  • Instagram Syamatara
  • Branca ícone do YouTube
  • Facebook Syamatara

Jundiaí / SP

Pollyanna Assis

Tel: (11) 97719-9914 (Whatsapp)

contato@syamatarayoga.com.br

logo_2026-05.png
bottom of page